Receita Empadão de Galinha ou de Frango!

Depois que postei a foto do meu empadão de galinha no Facebook recebi vários pedidos da receita. Esperei o blog ficar pronto para colocar aqui uma das minhas receitas preferidas ; )

receita pastelao de galinha torta de galinha pastelao de frango torta de frango (1 of 1)

 

Ingredientes para o recheio do Empadão de Galinha:

  • 2 peitos de frango cozidos na água com temperos e desfiados e ainda picado
  • 2 ou 3 tomates descascados, picados (pequeno) sem as sementes e sem a parte branca interna
  • 1 ou dois dentes de alho picado e espremido, fica tipo pasta
  • 1 ou 2 colheres de sopa de extrato de tomate concentrado (incluo porque aqui os tomates nem sempre são vermelhinho e maduros)
  • 1 cebola grande ou duas pequenas picadas bem miudinhas
  • 2 talos pequenos ou 1 grande de salsão (eu gosto de cortar tirinhas primeiro na vertical, sentido das fibras, e depois bem fininho contra as fibras. Assim ele praticamente derrete e não notamos nenhuma fibra) É importante incluir o salsão pois ele deixa tudo mais suave, incluo ele sempre no molho bolonhesa, risotos e picadinhos. Mesmo que você não goste dele cru, não irá arrepender-se de cozinhar com ele. É um grande segredo da boa cozinha, experimente!
  • 1 xícara de ervilhas (eu uso a fresca congelada, descongelo no micro com agua e incluo no final)
  • 2 ou 3 colheres de queijo tipo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • 2 ou 3 colheres de farinha para engrossar o recheio ( a farinha faz com que o recheio fique unido, nada mais desagradável que cortar o pastelão e agua soltar e deixar a massa encardida! Mas cuidado para não deixar muito seco…)
  • opcional: azeitonas, adoro mas se colocar meu filho que adora o pastelão não come nunca mais ; (

Modo de Fazer (recheio)

Cozinhar o frango em uma panela funda com água e temperos: sal, pimenta, ervas etc. Quando cozinhar por inteiro retirar da agua esperar esfriar um pouco. Desfiar com a mão ou com dois garfos. Eu gosto do frango desfiado e em pedaços bem pequeno se ficar desfiado grande, junto tudo e pico com a faca ainda mais.

Em uma panela fritar a cebola e o salsão picados, acrescentar o alho (cuidado para não queimar) os tomates, o frango e o extrato de tomate. Deixar cozinhar em fogo médio com a panela tampada por mais ou menos 15 minutos ou até os pedaços de tomate desaparecerem, desmancharem. Desligar o fogo e acrescentar as ervilhas, queijo parmesão e por ultimo o sal a gosto. Deixar esfriar por 20 minutos e misturar a farinha até o recheio ficar homogêneo e junto, bem colado.

Forrar uma forma redonda com papel manteiga no fundo e untada nas laterais com a massa. Corte dois discos um para o fundo e um para servir de tampa e corte também tiras que serviram de lateral. Depois que o findo e as laterais estiverem na forma despeje o recheio e tampe com o segundo disco. Enrole as laterais até encontrarem o disco superior e amasse as bordas para que o recheio não escape. Com o massa que sobrar voce pode decorar a sua torta!

receita pastelao de galinha torta de galinha pastelao de frango torta de frango (1 of 1)-2

Massa

Para a massa, mãe ocupada que sou, uso pronta! Realmente não tenho tempo! Aqui na Inglaterra uso a shortcrust do Waitrose ou da Just Roll. No Brasil já provei marca Arosa folhada é muito boa, mas acho que com a “Massa para Torta” da mesma marca ficará melhor.

Quem tiver tempo pode aventurar-se a fazer a massa em casa e recomendo a receita abaixo do livro de receitas da escola Leith, “How to Cook”.:

Ingredientes para massa do Empadão de Galinha:

  • 250g de farinha
  • uma pitada de sal
  • 140g de manteiga fria
  • 2 gemas de ovos
  • 3-4 colheres de sopa de agua fria

Modo de Fazer a massa do empada de galinha:

Peneirar a farinha e adicionar a manteiga em cubinhos e o sal. Com as duas mãos esfregar a farinha na manteiga,  como se você estivesse tentando aquecer as mãos. Continuar até ficar com uma consistência de migalhas de pão. Adicionar aos gemas batidas com a água e misturar bem. Quando a massa estiver homogênea fazer uma bola e deixar na geladeira de 15 a 30 minutos antes de abrir a massa. Cortar dois discos do tamanho da forma e laterais. Eu adoro fazer bonequinhos, galinhas com as sobras e colocar em cima da torta para enfeitar. É bom também pincelar a tampa com uma gema batida para dourar bem a massa.

Dicas gerais do Empadão de Galinha:

1. A massa pode ser feita também em um processador, mais rápido (mas eu não tenho!)

2. Quando sobra empadão de galinha eu congelo! Mas raramente sobra, é uma delicia!

3. Ótimo prato para fazer com antecedência para final de semana ou feriado.

4, Acompanhamento perfeito e light: salada verde e molho de azeite de oliva batido com sal e um pinguinho de balsâmico!

 

Bj, Martha

receita Empadão de Galinha ou de Frango

Nossa família estampada no Empadão de Galinha

 

 

,
2 comments on “Receita Empadão de Galinha ou de Frango!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: