Dicas Capadocia para principiantes!

Ano passado visitamos a Turquia. Uma grande amiga esta indo agora e pediu algumas dicas da Capadócia, achei que seria legal colocar tudo de forma organizada e bonita em um post no blog para não perder a mão com o WordPress rsrsrsr. Vale lembrar que esta é a minha visão e experiência sobre o lugar! Quem tiver outras dicas banais ou valiosas, por favor, escreva abaixo nos comentários que com certeza ajudará muito quem estiver organizando a viagem à Capadócia e cair neste post, por ordem do destino ou do meu SEO!

Dicas Capadócia pelo blog FrozenMartha

Passeio de balão

capadocia paseio balao cappadocia ballons (1 of 1)

Bom e certo é pedir para seu hotel organizar este passeio. Os hotéis tem convênio com as empresas (são muitas e fica até difícil escolher) e assim com o respaldo do hotel é mais difícil deixarem você na mão pois as empresas de balão se prejudicariam com sua grande fonte de clientes! Minha primeira dica é valiosa, pois eu não sabia e perdi o que mais queria fazer na viagem; isto vale ainda mais para quem for no outono e/ou inverno:

Marque o passeio de balão logo para a primeira manhã e primeiro horário (5am) e já deixe reservado para os próximos dias caso o passeio seja cancelado por muito vento ou falta dele! Como vocês estão vendo nas fotos o Wolfgang, meu marido, foi na primeira madrugada para tirar fotos. Iríamos todos juntos no segundo dia, o que não aconteceu nunca mais pois nos outros 3 dias não saiu nenhum balão ; ( em função do tempo!

capadocia paseio balao cappadocia ballons (1 of 1)-2

Hotel

Nós ficamos no Taskonaklar em Uçhisar, hotel da família de uma amiga querida e o único hotel boutique da região. Não fica dentro das cavernas, mas as casas foram construídas na encosta da montanha e parte fica dentro dela. Tem uma vista linda, o pessoal é super atencioso e a comida deliciosa! Super recomendo, lá hospedavam-se também vários casais turcos em lua de mel, casais comemorando aniversário de casamento. Já dá para sentir que o clima do hotel é realmente um charme e os locais querem passar datas importantes por lá! Mas tudo muito tranquilo…fora os meus dois filhos! Dá uma olhada no link, clicando aqui, e veja mais detalhes!

capadocia hotel taskonaklar cappadocia (2 of 3)

Jardim do Hotel Taskonalar

capadocia hotel taskonaklar cappadocia (3 of 3)

Vista lateral do Hotel Taskonaklar

capadocia hotel taskonaklar cappadocia (1 of 3)

Terraço privado do nosso quarto ; ) e vista central do hotel!

 

Restaurantes

Para quem gosta de comer bem e adora experimentar a comida local autêntica e saborosa vale fazer uma pesquisa e evitar aqueles restaurantes que estão posicionados diretamente opostos às atrações turísticas! Poucos restaurantes que servem a comida local com batata frita são bons!!! Aqui vai a dica de dois restaurante que fomos e gostamos:

Sete Anatolian Cuisine, fica em Goreme, em um lugar bonito, eu iria para almoço para aproveitar a vista!

Endereço: Aydinli Mah, Aydinli Sok. No:42 | Aydinli Sok. No:42Goreme 50180Turkey 

telefone: 384 271 3023

Orient, também em Goreme. Não é tão bonito e pitoresco como a Sete Anatolian mas comemos bem ; ) Bom para ir a noite!

Endereço: Adnan Menderes CaddesiGoremeTurkey

telefone: 9003842712346

 

Passeios

Com a desculpa de não cansar as crianças selecionamos alguns passeios, não fizemos tudo! Mas o que fizemos foi muito aproveitado, todos curtiram muito e lembramos sorrindo! Abaixo o que fizemos:

Sarihan Kervansaray: Incrivel imaginar que ali paravam caravanas, comerciantes em seus camelos ou cavaleiros solitários para descansar, dormir, comer e assistir a shows! Um programa que não fizemos por ser tarde à noite (estávamos com a crianças) foram as danças e este lugar tem apresentações à noite. Acho que vale a pena!

capadocia Kervansaray cappadocia (1 of 1)-3capadocia Kervansaray cappadocia (1 of 1)-2

Vale do amor: Um dos locais mais famosos por suas formações rochosas fálicas. O lugar realmente tem um visual incrível.

capadocia vale do amos cappadocia love valley (1 of 1)

Olha eu ensinando meu filho a descer a ladeira de areia seca, de ladinho e devagar… Adiantou?!? Olha a próxima foto…

capadocia vale do amos cappadocia love valley (1 of 1)-2

Nada! Ele escorregou no Vale do Amor e desceu a ladeira de peixinho!!! A roupa ficou completamente branca da poeira local!

 

 

_Vale dos Monges Também conhecido por “Cogumelos” . Acho que nossas melhores fotos foram tiradas neste lugar, as imensas rochas com formações arredondadas por dentro e por fora tornam o cenário propicio à fotos super contrastantes, de formas orgânicas, realmente parecem cogumelos! Adorei!

capadocia pasabag monks valley vale dos monges cappadocia (1 of 1)-4 capadocia pasabag monks valley vale dos monges cappadocia (1 of 1)-2

 

Cidades Subterrâneas: a população da cidade mudava-se para lá por meses durante os períodos de guerras e perseguições. Incrível mesmo foram os 8 andares por baixo da terra! Vale a pena contratar um guia, eles ficam logo na entrada da caverna e se oferecem gentilmente, todos com crachá. Assim o passeio fica mais interessante,  eles explicam os cômodos e como a cidade se organizava lá dentro em tempos hostis. Nós fomos conhecer a Derinkuyu Yeralti que é a maior.

Na saída desta cidade tem umas senhorinhas vendendo mini bonequinhas de pano vestidas iguais a elas! É bem baratinho e ajuda a população da cidade, em especial as senhoras que seguem ativas. Compramos várias, minha filha deu de presente na escola e eu tenho uma em um lugar estratégico para lembrar-me da viagem inesquecível ; )

Open Air Museum, Goreme: Um museu a céu aberto em que podemos visitar o conjunto de cavernas que formava um monastério: capelas, quartos e refeitórios todos nas cavernas. São muitos lugares para visitar, todos numerados e vale pegar o audio na entrada para entender o que se esta visitando! A Igreja Tokali, mais impressionante, fica fora do complexo mas pode-se seguir a pé morro abaixo,uns 100 metros. É ali que fica um guia astuto oferecendo o taxi aos turistas desavisados, cuidado! Por incrível que pareça não tiramos muitas fotos aqui, talvez  porque foi o lugar mais lotado que estivemos, muitos turistas e filas! Difícil para fotos! Achei interessante a visão desta blogueira, clique aqui, que tinha o sonho de conhecer o lugar e …decepção! Talvez tenhamos nos sentido um pouco assim como ela e por isto a falta de fotos! Agora escrevendo o post liguei para meu marido que realmente confirmou que não temos fotos do lugar : (

Castelo de Uçhisar: uma montanha toda escavada com cômodos interconectados por túneis e escadas. O topo da montanha tem a melhor vista panorâmica da região!

capadocia panorama uchisar casle cappadocia (1 of 1)

Meu visual favorito, foi dos castelo de Ushisar, adorei o que apelidei de ” Montanha Rosa”!

capadocia castelo  Uchisar castle cappadocia (1 of 1)

O castelo, impressionante me senti dentro de um formigueiro, daqueles altos!

Cerâmicas

Gosto não se discute. Para que gosta de coisas mais discretas vale uma visita no atelier Chez Bircan. Me chamou a atenção as cerâmicas do hotel que ficamos, uma coleção de garrafinhas de cerâmica com um twist branco original. Depois fiquei sabendo ser uma técnica desenvolvida pelo próprio Bircan, o uso de porcelana junto com a cerâmica. Lá ele faz demonstração de como faz os objetos. Foi onde comprei uma coleção de vasinhos linda ; )

capadocia ceramica pottery cappadocia chez bircan (1 of 1)

Bircan em ação, foi muito simpático e atencioso! Adoramos a visita e saímos cheios de cerâmicas!

 

 

 

Chez Bircan

End. 50500 Avanos

tel(0384) 511 35 58

Tapetes

O próprio Bircan, das cerâmicas, que comentei acima, nos falou que era imperdível fazer uma visita à cooperativa de Avanos, a Avanos Hali, onde existe uma coleção imensa de tapetes e onde poderíamos ver as mulheres locais aprendendo a arte da tapeçaria. É bem machista sim, só as mulheres vão aprender a fazer os tapetes! Além de ver o incrível trabalho das artesãs também foi interessante aprender de onde vem a seda. Apesar de ser um processo feito na China, lá eles tem o bicho-da-seda, para demonstração, e explicaram e mostram às crianças como tira-se a seda dos casulos.

capadocia tapetes rugs avanos hali cappadocia (1 of 2)

À direita de laranja o nosso vendedor que fala português e morou no Brasil. Foi muito simpático e nos mostrou toda a cooperativa. As crianças saíram de lá com casulos secos de bicho-da-seda. Na foto os casulos na água e o processo de fiação.

 

Claro que no fundo tinhamos um sonho de comprar um tapete, estávamos precisando, e nada melhor que fazê-lo por lá! Aceitamos o chazinho de maça, o que eles já consideram meio caminho andado para fechar a venda… Se você não quiser sair com um tapete de baixo do braço recuse educadamente o chazinho e vá embora logo! Apaixonei-me por um tapete que estava exposto na galeria, original, antigo e com as cores claras, lavado….carézimo e inacessível para nosso bolso. Foi o segundo passo, gostar de alguma coisa, para que o vendedor, que falava português, mandar baixar todos os tapetes do estilo ou parecidos. Compramos e eis que mandam entregar em casa! Nos mostraram uma sala com pacotes endereçados para o mundo todo, do Brasil ao Japão! O nosso tapete chegou para o Natal (compramos no final de outubro).

capadocia tapetes rugs avanos hali cappadocia (2 of 2)

Uma aprendiz na Cooperativa de Avanos.

Vale lembrar que TEM que negociar, baixei o preço até eles ameaçarem fechar a loja pois já estava no horário do jantar! Nem lembro mais do valor, amo nosso tapete e agora no verão faremos como o vendedor nos ensinou: na Turquia no verão devido ao calor e o lado certo do tapete ser mais quente, usa-se o tapete do lado avesso, do lado dos nós! Como os pontos do tapete são perfeitos ele fica lindo do lado avesso e não vejo a hora de estreá-lo do outro lado!

Para ilustrar achei um video no youtube que foi feito na cooperativa! Olha só o que te espera!

 

Crianças

Os turcos amam crianças e meus filhos sempre foram super mimados por lá. Na primeira vez que fomos tamanha era a atenção e mimos que as crianças ganharam que não queriam ir mais embora! Não preciso nem dizer que por 3 anos nos pediam para voltar à Turquia!

Taxis e guias

Não pegue taxis e/ou guias de turismo na rua, melhor sempre no hotel.Etaa foi a dica da nossa amiga Turca! Um dia ao voltarmos de um passeio um funcionário da Igreja Tokali (Open Air Museum) nos abordou com uma proposta irrecusável de um taxi de um amigo seu para levarmos para ver mais atrações locais… Eu não queria, estava ressabiada. Meu marido falou que o preço estava bom que tinhamos que aproveitar… Resultado o taxista disse que não encontrava o restaurante que queríamos ir, mas que nos levaria no restaurante de seu primo. Eu disse que não, coloquei o GPS do telefone para achar o restaurante que queríamos ir. Na ida ao Vale do Amor ele queria que parássemos na loja da filha para comprarmos cerâmicas, eu falei que não ele não gostou! Depois fomos até o Vale dos Mongs e na saída insistiu novamente para nos levar na fábrica de um primo. Disse que queria terminar o passeio e que nos levasse para o hotel. Ele falou que a localização do nosso hotel estava fora do preço. Falei que como estamos terminando o passeio muito antes(em função da insistências dele em nos empurrar para os negócios da família) que ficaria por isto mesmo. Pedimos que nos deixasse então em no castelo de Uchisar que ear caminho do hotel e ficou por isto mesmo. Mas me incomodei, coisa que não queria fazer em uma viagem de turismo com a família! Resultado no dia seguinte alugamos um carro, com o aplicativo TomTom no iphone fica tudo mais fácil, e foi muito tranquilo!

Quem foi a Capadócia e quiser deixar aqui mais alguma dica por favor deixe-a nos comentários, o espaço é também para isto, as informações se completam com os comentários dos leitores ; ) Obrigada!

Até mais,

Martha

Créditos: As fotos boas foram todas tiradas por Wolfgang Felix , insta:  @wolfelix , por lá tem muito mais!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: