O que fazer com bananas maduras, bem passadas? Bolo de Banana!

Aqui na Inglaterra as crianças, durante a escolinha maternal e primeiros anos da escola primária, tem uma vida social intensa. Em um dos chamados “playdate” (encontro das crianças para brincar) aprendi com uma mãe inglesa que os melhores bolos de banana são feitos com aquelas bananas super maduras, quase passadas, que ninguém quer comer. Estas bananas com a casca praticamente preta são muito doces e super cremosas; tanto que acabo reduzindo parte do açúcar da receita.

DSCF4159

 

Agora no verão meus filhos reduziram o consumo de bananas e esta semana minha cesta ficou com muitas bananas “pretas”, quase com mosquinha! Perfeito, pensei, vou fazer um bolo para levar no piquenique no memorial da Diana (clique aqui), perto da Serpentine, no Hyde Park. E lá nós fomos com o bolo de banana encontrar uma nova amiga, a Fernanda Garcia, e sua filhos. Aliás no verão o memorial da Diana é uma das atrações mais divertidas e baratas para as crianças durante um dia quente em Londres! O bolo e o passeio foram um sucesso e prometi mandar a receita para a Fernanda … e resolvi compartilhar também no blog para que mais interessar-se!

foto memorial diana hyde park

Foto da fonte do memorial da Diana no Hyde Park! Como a princesa gostava, a fonte fica rodeada de crianças por todo o verão. As crianças ficam dando voltas na fonte de formato orgânico e circular. A medida que caminham a sensação nos pés vai mudando, espero, liso, ondas, cascatas etc. Fotos: Fernanda Garcia

foto memorial diana hyde park 2

bolo de banana o que fazer com bananas passadas

Foto de arquivo, instagram @marthafelix

Bolo de Banana

(receita adaptada da original do livro The Hummingbird Bakery Cookbook; fiz uma matéria sobre esta loja de cupcakes, veja aqui!)

  • 240g de açúcar mascavo (aqui uso uma variedade de açúcar não refinado e mais clara que é chamada de “light brown soft sugar”)
  • 2 ovos
  • 200 g de banana pesada sem a casca e amassada
  • 280g de farinha (no meu ultimo bolo faltaram 80gr de farinha e completei com farinha integral, ficou ótimo, mas ja fiz apenas com farinha integral e ficou muito pesado; entao para quem curtir a farinha integral fica a dica de usar apenas uma parte de integral para 2 partes da farinha normal)
  • 1 colher de chá de fermento Royal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó ( se não achar eu usaria gengibre ralado de uma a duas colheres de chá, mas sei que tem no Brasil da marca “Cia da Ervas”)
  • 140g de manteiga derretida
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Notas:

– este bolo de banana é chamado aqui de Banana Loaf; loaf refere-se à  “pão de forma”. Realmente acho que ele fica melhor em uma forma de pão!

– sempre unto as laterais da forma com manteiga e polvilho com farinha. Já o fundo da forma, eu prefiro forrar com papel manteiga. Não deixa grudar mesmo e evita estragar a forma tentando liberar os cantos com a faca!

– se sobrar uma banana, corte ao meio, polvilhe com açúcar cristal na parte de entro e coloque em cima da massa do bolo com a parte de dentro virada para cima, logo antes de levar ao forno. Enfeita, deixa evidente que o bolo é de banana. Além disto a banana fica caramelizada e uma delicia!

– truques deliciosos: se tiver em casa acrescente 1 colher de chá rasa de allspice em pó e 1 ou duas sementes de cardamomo moídas! Muito sutil, detalhes que fazem a diferença, mas que não afetam o paladar das crianças!!!

Modo de fazer:

Pré aquecer o forno a 170C (esta é a temperatura mais adequada para bolos, os meus nesta temperatura sempre dão certo!)

Misturar em com uma batedeira o açúcar e os ovos até a mistura ficar homogênea. Acrescentar as bananas amassadas e bater novamente.

Adicionar a farinha, fermento, a canela e o gengibre.Bater até os todos ingredientes incorporarem bem na mistura e só então acrescentar a manteiga com a essência de baunilha.

Virar a mistura na forma untada e polvilhada com farinha e levar ao forno por 1 hora ou até o bolo ficar firme e sequinho por dentro. Eu gosto de usar um palito para testar. Geralmente quando o bolo parece pronto por fora, mas não passa no teste do palito, dou de 8 -10 minutos e ele esta pronto!

Outra dica para saber se o bolo, ou biscoitos, estão prontos é: assim que eles começarem a perfumar toda a cozinha geralmente é a hora certa!

DSCF4151

 

Espero que gostem, é uma das receitas favoritas aqui de casa!

Até mais, Martha ; )

DSCF4156

 

 

 

 

 
Follow my blog with Bloglovin

,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: